As gorduras caracterizam-se por serem insolúveis em água e são componentes fundamentais para a formação de todas as células do organismo humano, absorção de algumas vitaminas, síntese de hormônios, produção e armazenamento de energia.
As gorduras trans não são sintetizadas no organismo humano, provocam elevação do colesterol sanguíneo, com uma desvantagem maior de elevara fração LDL-colesterol (ruim) e reduzir o HDL-colesterol (bom).
Por que é utilizada nos alimentos?
Tem o objetivo de conferir sabor, crocância e consistência aos alimentos industrializados e também prolongar a data de validade de alguns produtos.
Está presente em diversas categorias como sorvetes, margarinas, bolos, salgadinhos, entre outras.
O que pode impactar na saúde?
A Organização Mundial da Saúde preconiza o controle no consumo de alimentos que contenham ácidos graxos trans, com objetivo de prevenir o aparecimento de doenças coronarianas. Entretanto, o valor quantitativo desse consumo ainda não foi determinado.
Uma dieta balanceada deve conter de 25% a 35% de gorduras totais. Os principais tipos de gordura são: triglicerídeos, fosfolípides, colesterol e os ácidos graxos saturados e insaturados nas formas cis e trans.
Como podemos saber quais alimentos possuem gordura trans?
A leitura dos rótulos dos alimentos permite verificar quais alimentos contém ou não a gordura trans na sua composição, tornando-se possível fazer escolhas mais saudáveis, dando preferência aos isentos ou com menores teores dessas gorduras.
Recentemente a Food na Drug Administration e ANVISA sugeriram a necessidade da informação da presença ou não e também dos teores de gorduras trans nos rótulos dos produtos.
Os produtos Soella não possuem gorduras trans.
Voltar