Facebook

Massas, molhos e seus benefícios


O prato de massas vem interpretando cada vez mais o papel de “vilão” nas dietas atuais onde o carboidrato é cortado ou diminuído ao máximo. Vale lembrar sempre que o carboidrato é nossa principal e mais acessível fonte de energia, devendo estar presente e compreender 50 – 60% das calorias de nosso dia alimentar. Acreditando que um bom prato de macarrão muito bem acompanhado de molhos saborosos e saudáveis, vale muito mais do que dois pães com margarina, venho mostrar os benefícios que alguns molhos simples podem trazer à você.

 

Molho de berinjela – A berinjela é muito rica em um importante antioxidante, a antocianina, associado à redução do LDL – o “mau” colesterol, do câncer e de infecções do trato urinário e um melhor fluxo sanguíneo. A cebola vêm sendo associada à redução de doenças cardiovasculares, aumento do sistema imune, entre outros benefícios trazidos pela quercitina, outro poderoso antioxidante, presente na cebola.

 

Valor calórico: 1 xícara = 125kcal
Molho indicado para: vegetarianos, pessoas com regime de baixa caloria, dietas preventivas, dietas com baixo teor de proteína, bem como pessoas sem qualquer restrição de alimentos.

 

Indicado com moderação ou contra-indicado para: pessoas que possuam intolerância a algum dos ingredientes, hipertensos devem tomar cuidado.

 

Molho bolonhesa – A carne vermelha não possui apenas desvantagens. Ela é muito rica em ferro heme, de melhor absorção para o corpo. Além disso, é uma ótima fonte de proteínas de alta qualidade, necessárias para a construção dos músculos. O molho de tomate é uma grande fonte de licopeno, um antioxidante muito importante para os homens na prevenção do câncer de próstata, combate radicais livres e envelhecimento.

 

Valor calórico: 215 kcal
Molho indicado para pessoas anêmicas, com desnutrição proteica (pouca massa magra), dietas ricas em proteína bem como pessoas sem qualquer restrição de alimentos.

 

Indicado com moderação ou contra-indicado para: pessoas que apresentem hipertensão, colesterol alto, gota ou ácido úrico elevado, restritas de carne vermelha, desconfortos estomacais provocados por temperos e/ou carne.

 

Molho branco – Apesar de ser um molho rico em gordura, o molho branco é muito saboroso e por ser rico em leite é uma excelente fonte de cálcio e vitamina A, provinda de origem animal. Reserve este molho para dias especiais.

 

Valor calórico: 1 xícara = 395 kcal

 

Molho indicado para: futuras mamães, lactantes, crianças em crescimento, mulheres em geral (como prevenção à osteoporose) e pessoas sem qualquer restrição de alimentos.

 

Indicado com moderação ou contra-indicado para: pessoas com alto colesterol e restrição de gorduras animais, dietas de emagrecimento, intolerância ou alergia à lactose, desconforto estomacal causado por gordura em excesso.

Voltar